I Mostra de Geodiversidade do IESA/UFG: relatório breve
Na última terça-feira, dia 6 de outubro de 2026, foi realizada a atividade-culminância do projeto de extensão "I Mostra de Geodiversidade do IESA/UFG". A data foi escolhida para comemorar o Dia Internacional da Geodiversidade, criado em 2021 durante a 41ª Conferência Geral da UNESCO (Resolução 41 C/24). Este projeto de extensão tem sua coordenação realizada pela Prof.ª Cláudia Valéria de Lima e vice-coordenação do Geógrafo Ivonaldo Duarte, ambos do IESA (Instituto de Estudos Socioambientais, uma das unidades acadêmicas da UFG). A intenção dos coordenadores é organizar anualmente novas atividades relacionadas ao tema da Geodiversidade, Geoeducação e Geoturismo, inclusive com possibilidade de alcance dos alunos do ensino básico das redes públicas de Goiânia e mesmo municípios próximos.
Além disso, a atividade da mostra contou com a importante colaboração de diversos alunos, que se organizaram para expor os materiais de forma didática e organizada. Confeccionaram banners, maquetes, jogos pedagógicos, atividades audiovisuais interativas etc.
![]() |
![]() |
| Exposição de solos (texturas, tintas e perfis) | Equipe explanando sobre solos (Pedodiversidade) |
![]() |
![]() |
| Modelagem 3D de ambiente cárstico de Goiás. | Explanando sobre a geodiversidade dos ambientes cársticos e seu potencial turístico. |
![]() |
![]() |
| Jogo interativo de reconhecimento de detalhes e paisagens de lugares turísticos. | Maquete destacando atrativo lugar turístico. |
Contou ainda com a participação de professor de uma universidade parceira, a UEG. Como seu representante esteve presente o professor Vandervilson Alves Carneiro, parceiro contumaz de projetos e atividades dos membros do LabGEO, além de loquaz promotor da geodiversidade goiana.
![]() |
![]() |
| Professor Vandervilson Carneiro registrando sua presença. | Professores Cláudia Valéria, Vandervilson e Ivonaldo. |
![]() |
|
| Registro de toda a equipe envolvida na atividade acadêmica. |















